Dance like everybody is watching.

Convidada para atuar no Dia da Independência da Índia, Dia Mundial do Hindi, Sesimbra Arrábida Film Festival, Festival do Aniversário da Mahatma Gandhi, Celebração da Baisakhi, Bollywood Nights, Celebração do Diwali , Festa Desi Fusion, entre outros. Um currículo impressionante para uma bailarina autodidata de 18 anos. Apaixonou-se pelo Bollywood e encontrou no Youtube o passaporte para a Índia. A Mafalda nasceu na Serra da Estrela e prepara-se para brilhar ainda mais alto.

DiV: Mafalda, a pergunta que se impõe é esta: Priyanka Chopra ou Beyoncé?

Mafalda Sofia: Haha são ambas duas mulheres ambiciosas, trabalhadoras e inspiradoras. A Priyanka destaca-se por ser autêntica e ter a coragem de romper os estereótipos da sociedade. Foi muito criticada por se afastar da indústria de Bollywood, por exemplo, mas rapidamente demonstrou o seu talento e alcançou grande sucesso em Hollywood. Por outro lado, a Beyoncé ou “Queen B” é o melhor exemplo de disciplina, foco e consistência… Não há nada que ela não consiga fazer e isso torna-a a verdadeira rainha da pop. Para além dos valores que transmitem e me ensinam, ambas têm uma energia única para dançar, são ícones da dança tendo o seu estilo próprio e são excelentes performers.

DiV: Como começaste a dançar e como percebeste que, para ti, não era apenas um hobby?

Mafalda Sofia: Comecei a dançar desde que me lembro. O meu pai sempre me abriu a “janela da cultura musical” e deu-me a conhecer o Michael Jackson. A partir daí senti algo inexplicável dentro de mim que na altura não sabia o que era: a paixão pela dança, pela arte e pela música. Com 3 anos imitava a Madonna, segundo os meus pais, e era uma diva e pêras! Mais tarde, com 6 anos comecei a observar atentamente cada movimento do Michael Jackson e assim imitava. O rigor de fazer exatamente como ele foi surgindo mais tarde, o que me tornou a minha própria professora. Com 11 anos inscrevi-me nas aulas de dança de MtvDance d’O Estúdio. Para mim foi uma oportunidade única na qual era obrigatório participar! Aprendi imenso ao longo do tempo, nomeadamente a saber como integrar um grupo, como ser uma boa performer e como ter a confiança para tal. Com o tempo tornei-me mais segura e confiante das minhas capacidades e principalmente da minha vontade de querer mais. Sou uma pessoa muito criativa e curiosa, o que me fez procurar outros estilos de dança que fossem pouco explorados.
Percebi que para mim não era apenas um hobby quando surgiram as dificuldades e eu não desisti. Nunca neguei uma ida a Lisboa para atuar mesmo que isso implicasse 6 horas de viagem ao todo e um teste no dia a seguir. Não desisti quando percebi que o meu trabalho não era bem aceite pelas pessoas do meu meio… e isso foi dose! Todavia esses obstáculos apenas me deram mais força e ambição para provar o meu talento e assim, voei mais longe.

DiV: Que importância tem a moda na tua vida? Segues tendências?

Mafalda Sofia: Tento ter um estilo próprio e não seguir as tendências. No entanto adapto o meu estilo aos dias de hoje. Para mim a moda é um meio de expressão, sendo por isso importante. É uma parte da nossa personalidade e determina a primeira impressão que transmitimos às pessoas. Adoro costurar e uma das razões que me levou a começar foi a falta de fatos indianos para dançar. Até passar a conhecer alguns contactos em Portugal que me pudessem ajudar, meti mãos à obra e aprendi a fazer as minhas próprias saias! Através de tecidos velhos e sarees, fiz saias com 7 a 9 metros de roda (algo que torna a dança mais dramática e impactante)… Decidi usar a saia branca para a sessão por ser a minha primeira criação!

DiV: Bollywood é indissociável de cor e exuberância, isso também é importante para ti? Tem influência no teu dia a dia? Em como te vestes, por exemplo?

Mafalda Sofia: Certamente! Opto por usar mais padrões e mais cor (na Índia as cores nunca são demais). Tento conjugar a minha influência ocidental com alguns apontamentos que relembrem o oriente. Há quem fuja aos padrões por se tornarem “cansativos”, no entanto, acredito que isso dá uma vivacidade diferente aos outfits.

Div: Pensas no futuro? Como e onde te vês daqui a 10 anos?

Mafalda Sofia: Pergunta difícil! Tento evitar pensar muito no futuro e focar-me no presente. Tenho sonhos e objetivos, claro. Um deles é construir um estúdio de dança em homenagem ao Michael Jackson. O futuro é incerto, mas a dança será sempre o mais certo na minha vida. Esteja onde estiver eu espero voar ainda mais alto, sentir-me realizada e sentir que estou no caminho certo. A dança está intrínseca em mim e tenciono marcar a história dessa arte tão única.

DiV: Onde podemos ver alguns dos teus trabalhos?

Mafalda Sofia: Tenho um canal de Youtube em que ainda estou a trabalhar…brevemente terá mais conteúdo, mas podem visitá-lo aqui.

Div: Como foi esta experiência de fotografar para a Div?

Mafalda Sofia: Fantástica! Fico tão feliz por ter tido esta oportunidade! Sigo o blogue desde que conheci a professora Joana e sou apaixonada pelo mesmo. Marcou a minha adolescência! Para além da boa disposição durante a sessão, não faltaram ideias e tudo fluiu. Vou guardar esta experiência no coração.

Mafalda Sofia Carvalhinho | 18 anos | Manteigas | Estudante e Bailarina

Fotografia e Edição – Joana Santos | Figurino e Maquilhagem – Mafalda Sofia | Localização – Teatro Municipal da Guarda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *