Fit

Fit Issues: The detox effect!

Em 2014 diversos blogues, sites, revistas e até a televisão dedicou algum tempo aos sumos detox. Moda em 2014?! Uma tendência que veio para ficar? Não sei, mas eu sou fã!

Misturar fruta, hortícolas crus, raízes, ervas frescas e até superalimentos, como a spirulina, a maca e a clorela, hoje já não são um bicho-de-sete-cabeças.

É verdade que muitas pessoas ainda perguntam “mas para que servem esses superalimentos”, “os sumos sabem bem?”, “comer espinafres crus?”.

Em 2014 realizei na Guarda quatro workshops sobre este tema e estiveram sempre esgotados. A moda dos sumos detox também chegou à cidade mais alta!

Em primeiro lugar é preciso entender que estes sumos não servem para acompanhar uma refeição. Eles próprios, são uma refeição, que vai ajudar a limpar o organismo das toxinas. Diariamente estamos expostos a toxinas através dos alimentos que ingerimos, do ar que respiramos, do exercício que realizamos. E essas toxinas vão provocar danos no nosso corpo, que se vão traduzir em alguns sintomas: inchaço abdominal, dores de cabeça, cansaço, pele baça, obstipação. Se realmente identifica alguns destes sintomas, se calhar está na altura de fazer uma espécie de “reset” ao seu organismo.

VegetableJuicerStockphoto

E porque o deve fazer? Já viu como vai ingerir vitaminas, minerais, fibra e antioxidantes sem ter de recorrer à suplementação?! O seu corpo irá funcionar a 100%, cheio de saúde e energia!

Comece por substituir o seu pequeno-almoço habitual por um sumo detox. O melhor conselho que lhe posso dar é: varie as frutas (1 a 2 peças de fruta), junte-lhe os hortícolas que mais gosta (ex: espinafres, pepino, cenoura) e acrescente uma base (água, infusão ou água de coco). Experimente, inove, não tenha medo.

Brevemente disponibilizarei algumas receitas de sumos detox para que possa experimentar!

Até breve!

10934300_973230332705167_738528692_n

Inês Campos – Nutricionista

Leave A Reply

O seu endereço de email não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *